Hoje vou falar para vocês, sobre este romance de época, de uma escritora brasileira, Veridiana Maenaka.

A história se passa no início do século XX, em Sao Paulo, onde os casamentos eram arranjados, sempre privilegiando os pais do casal. As mulheres eram educadas a serem donas de casa e quando chegassem ao casamento, eram obrigadas a se sujeitar aos caprichos de seus maridos, considerados “donos”.

Para Glória, o casamento seria feliz, porque Erasmo, seu futuro esposo, a olhava com desejo, cobiça e isso só podia ser coisa de homem apaixonado.

Conhecemos então, a melhor amiga de Glória, Marisa, que se tornou uma moça livre para o seu tempo, gostava de se arriscar e por algum motivo, não tolerava Erasmo.

A autora nos apresenta uma história de abusos no casamento. Abusos sexuais e psicológicos. Isso tudo, quebra toda a inocência e a busca frenética de Glória, por um amor verdadeiro.

Confesso para vocês, que tive que parar de ler para respirar um pouquinho. A história é muito pesada e muito atual. Infelizmente temos muitos acontecimentos dessa natureza em nosso meio. Definitivamente, a voz feminina naquela época, não tinha nenhum valor e por ser muito infantil, Glória sofre muito nas mão desse monstro.

Porém, a história nos mostra, que os tempos estão mudando. Vemos isso nas atitudes de Marisa e César, que já estão casados e tem uma união “livre” vamos dizer assim!

Aonde o Amor se Esconde, é um livro complexo, conseguimos ter vários sentimentos em uma única obra: raiva, revolta, amor, compaixão e outras. Temos sentimentos verdadeiros também como, a amizade, cumplicidade e o perdão.

Recomendo muito a leitura desta obra incrível!

Editora: Verus


Categorias: Resenhas